Notícias

Tendência segue hábito de 46% dos brasileiros que aceitam pagar mais por um produto que tenha cuidado ambiental

03/03/2024 - A sustentabilidade aporta de vez no mercado imobiliário

Bloquete mosaico. Produto substitui o piso de asfalto, reduzindo o uso de derivados do petróleo
Você pensa em sustentabilidade quando compra uma roupa, um alimento, um imóvel ou qualquer outro produto? Pois em todo o planeta os consumidores levam cada vez mais em conta os impactos ambientais na hora de adquirir um bem.
A pesquisa Future Consumer Index, da consultoria EY, indica que 73% dos brasileiros estão extremamente preocupados com a fragilidade do planeta, 60% acreditam que comprar e se comportar de forma sustentável é um princípio de vida, e outros 71% pretendem prestar mais atenção ao impacto ambiental nos consumos futuros. O estudo é do ano passado e ouviu 21 mil pessoas em 27 países, inclusive no Brasil.
A tendência já foi detectada pelo mercado imobiliário. As incorporadoras hoje em dia investem em sustentabilidade desde o momento em que começam a desenvolver o projeto de um residencial. Não é para menos!
Ainda de acordo com a EY, 93% dos brasileiros modificaram seus hábitos para economizar água, 73% seguem práticas para reduzir as emissões de CO2, e 80% reciclam/reaproveitam produtos após o uso. Na hora de comprar, 46% estão dispostos a pagar mais por produtos feitos de maneira sustentável, 66% escolhem com base no impacto ambiental de um produto ou serviço, e outros 73% estão mudando para alternativas sustentáveis nos produtos que adquirem.
— Não tem preço saber que a construção de um empreendimento escolhido teve preocupação com a pegada de carbono e com a redução do consumo de energia. No caso do Ilha Pura, foi evitado o equivalente a mais de 14 meses de consumo residencial de eletricidade de uma cidade do tamanho de Niterói. Isso mostra que a escolha de um imó- vel ali foi assertiva em todos os sentidos — observa a gerente de Incorporação da Carvalho Hosken, Talitha de Abreu.
Os empreendimentos da incorporadora já saem da prancheta com inteligência artificial via automação predial para controle e monitoramento inteligente; sistemas de energia renovável, como painéis fotovoltaicos; sistemas de tratamento de águas cinzas para reúso; sistemas de captação de água de chuva; e sistemas de abastecimento de veículos elétricos.
MICROCLIMA
São itens que a maioria das empresas vem adotando. Algumas inovam mais. A Calper, no Cidade Arte Barra, além das práticas habituais, está trocando o asfalto por bloquetes mosaicos, de olho na redução dos derivados de petróleo. O projeto também incorpora o plantio de milhares de árvores para criar um microclima que resultará em temperaturas mais baixas e maior concentração de oxigênio.
— O empreendimento excede em seis vezes a capacidade de armazenamento de água da chuva exigida pela legislação municipal, eliminando a necessidade de consumir água para irrigação — explica o CEO da Calper, Ricardo Ranauro.
O Mare, que a MR2 ergue no Pontal Oceânico, é rodeado por um cinturão de áreas de preservação ambiental. A natureza foi incorporada ao projeto, que também conta com coleta de lixo seletiva, tomadas para carros elétricos e estrutura pronta para quem quiser instalar placas solares. A combinação de sustentabilidade e praticidade aparece, por exemplo, no sistema de reaproveitamento de água da chuva, que servirá tanto para regar as plantas quanto para lavar as calçadas.
— O Mare foi desenhado para trazer o meio ambiente para dentro do condomínio, aproveitando o fato de estar cercado pela natureza — diz o gerente Comercial da MR2, Carlos Palhares.
Na Mozak, os projetos partem da premissa do uso consciente de recursos. E isso vale tanto para as áreas comuns como para as unidades residenciais, que contam com medição individual de água e bacias sanitárias com racionalização do fluxo de descargas, com duas opções de vazão.
— As jardineiras em janelas e varandas, muito apreciadas pelos clientes, também estão no rol de iniciativas sustentáveis, porque proporcionam conforto térmico e sensação de bem-estar — afirma a gerente de Projetos da Mozak, Clarissa Grinstein.
 




Fonte: Morar Bem - O Globo

Outras Notícias

Estudo do Secovi Rio, com base no ITBI, mostrou o bairro à frente nas vendas de imóveis no ano passado, com 29%

A ideia de proporcionar uma experiência única também permeia o Claris — Casa & Clube, fruto de parceria entre a Tegra In...

Honrando o Legado de Ildemano Pereira Lima:

Honrando o Legado de Ildemano Pereira Lima: Uma Lição de Integridade e Dedicação Caro leitor, O reconhecimento da import...

Entendenda as Condições e Aproveitando Benefícios Fiscais

Quando se trata da venda de um imóvel urbano, há uma oportunidade para os contribuintes se beneficiarem da ise...

Entenda as Normativas e Impostos Associados ao Ganho de Capital na Venda de Imóveis

O ganho de capital proveniente da venda de imóveis é uma realidade para muitos brasileiros, seja na venda de uma casa, apartamento ou te...

Decidindo o Melhor Sistema de Amortização para o Seu Financiamento

Se você está prestes a adquirir um imóvel e está indeciso sobre qual sistema de amortização escolher, n&...

O que é o sistema SAC e como ele funciona para a compra de imóveis na planta

O sistema SAC é uma das modalidades de financiamento imobiliário mais utilizadas no Brasil. Ele se caracteriza por ter presta&...

Transparência na Construção: Mostra a preocupação dos compradores com informações claras e prestação de contas

O mundo da construção civil está em constante evolução, e a escolha do modelo de construção pode impa...

Os terrenos disponíveis nesse cantinho da Barra, ao lado do Jardim Oceânico, são disputados pelas incorporadoras

Uma extensão de areia branca com 1,65 quilômetro, ideal para a prática de esportes como o windsurfe e o kitesurf, a Praia do Pep&e...

HSI compra Hilton Copacabana por R$ 550 milhões

A HSI está pagando R$ 550 milhões pelo Hilton Copacabanal. O Hilton Copacabana tem 545 quartos, o que implica um preço por quarto...

Espaços de áreas molhadas são decorados por poltronas, chaises e peças assinadas por designers estrangeiros

A sofisticação que tem pautado os ambientes dos novos empreendimentos de alto padrão no mercado imobiliário carioca vem se...
Informe o número correto
icone-whatsapp 1
redesp_facebook.pngredesp_youtube.pngredesp_instagram.pngredesp_tiktok.pngredesp_whatsapp.png
Quem Somos

Zona Sul Lançamentos Rio de Janeiro
Atuamos 
 bairros da Zona Sul do Rio de Janeiro, como Ipanema, Copacabana, Leblon, Botafogo, Laranjeiras, Cosme Velho, Leme, Gávea, Jardim Botânico, Flamengo, Glória, Humaitá, entre outros, além da Barra da Tijuca.
E-mail:[email protected]

 

Contato

 Av Embaixador Abelardo Bueno 600, Bloco Indic 3°andar

 (21) 987372359

 Segunda a Domingo das 9:00 as 22:00

  Fale Conosco
www.zonasullancamentos.com.br © 2024. Todos os direitos reservados.
Site para Imobiliarias
Site para Imobiliarias