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Especialistas explicam quais são os fatores que tornam um imóvel de luxo. Alguns deles podem ter valor histórico ou cultural significativo.

16/11/2023 - Mercado de imóveis de luxo no RJ saltou 50% após a pandemia, e piscina é um diferencial; veja imagens

Mercado de imóveis de luxo no RJ saltou 50% após a pandemia, e piscina é um diferencial; veja imagens
 

Especialistas explicam quais são os fatores que tornam um imóvel de luxo. Alguns deles podem ter valor histórico ou cultural significativo.

O mercado imobiliário de alto luxo no Rio de Janeiro está tão quente quanto o clima deste meio de primavera. O  “Logo após a pandemia, o aumento foi de mais de 50% [ao ano] e se mantém numa média em torno de 40%”, afirma Renata Victorino, diretora de vendas da Bossa Nova Sotheby’s.
Não é só um mergulho particular que define o que torna um imóvel em endereço de luxo. Localização, design, áreas de lazer, uma bela vista e acabamentos de qualidade também ajudam a determinar se uma propriedade merece esse título ou não.
Frederic Cockenpot, CEO da WhereInRio, lembra que o clima ajuda definir a compra.
“É comum observar um aumento na demanda por imóveis com piscina durante os meses mais quentes, como a primavera e o verão. O clima desempenha um papel significativo na escolha dos consumidores quando se trata de comprar uma propriedade”, destaca Frederic.
Renata acrescenta que casas com piscina caíram nas graças de clientes estrangeiros em busca de um “paraíso tropical”.
“Não considero que a demanda mude de acordo com a estação do ano. No Rio temos demanda para imóveis com lazer o ano todo. O clima ajuda a moldar os desejos dos consumidores? Sim, se pensarmos nos nossos clientes estrangeiros que moram em regiões com períodos de inverno rigorosos. Estes buscam seu refúgio tropical tanto na cidade como em destinos como Angra, Búzios e Região Serrana”, diz.
Frederic conta que o que indica se o imóvel é de alto luxo é uma série de benefícios que ele oferece aos moradores, e não apenas o tamanho da propriedade ou a localização, se forem consideradas de maneira isoladas.
A presença de comodidades exclusivas, como piscinas, academias, áreas de lazer, segurança 24 horas, ajuda”, destacou o CEO da WhereInRio.
Segundo ele, alguns imóveis de luxo podem ter valor histórico ou cultural significativo. O espaço também ajuda a definir uma casa ou apartamento desta forma.
“Embora o tamanho exato possa variar, imóveis de luxo tendem a ser espaçosos e a oferecer áreas generosas”.

O CEO fala com conhecimento de causa. Entre os imóveis que são negociados pela imobiliária estão uma ilha em 
Angra dos Reis que pode ser adquirida por R$ 65 milhões.
Outro imóvel que é negociado por Frederic é uma cobertura que pertenceu à família Guinle no Flamengo, na Zona Sul do Rio Lançamentos, e que está à venda por R$ 59 milhões.
“Uma propriedade com história e significado cultural, como a cobertura que pertenceu à família Guinle, pode atrair um público específico de compradores que valorizam a herança e o patrimônio associado a ela. A procura por propriedades com um contexto histórico ou notável pode ocorrer em qualquer época do ano, mas pode ser ainda mais relevante para compradores que procuram uma conexão especial com o passado”, disse ele.

Demanda

A maioria dos imóveis mais cobiçados está na Zona Sul Lançamentos da cidade.
Os corretores de imóveis de luxo afirmam que a pandemia ressignificou o comércio de moradias de alto padrão. Os clientes que compram este tipo de imóvel prestam atenção não apenas no tamanho de cômodos, mas em outros itens como comércio da região, espaço e áreas de lazer.
O espaço e as áreas de convívio também são destaque.
“A pandemia contribuiu para uma ressignificação do conceito de moradia. As pessoas passaram a valorizar muito mais a busca pela qualidade de vida com praticidade, com mais espaço e áreas externas para lazer e convívio familiar”.
O CEO da WhereInRio destaca que é necessário um trabalho especializado na venda deste tipo de imóvel.
“No entanto, é importante ter em mente que a venda de propriedades tão distintas muitas vezes depende de encontrar o comprador certo, e esse processo pode levar algum tempo, independentemente da época do ano. Além disso, a comercialização de propriedades de alto valor como essas pode envolver estratégias específicas de marketing e networking”, encerrou Frederic.




Fonte: g1.globo.com

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