Notícias

Construção civil finalmente sai da crise e, após 5 anos de queda, cresce 1,6% em 2019

06/03/2020 - Construção civil finalmente sai da crise e, após 5 anos de queda, cresce 1,6% em 2019

Construção civil finalmente sai da crise e, após 5 anos de queda, cresce 1,6% em 2019

 A construção civil avançou 1,6% em 2019, puxado principalmente pelo setor de edificações imobiliárias, segundo o IBGE. Foi o primeiro ano positivo do setor após cinco anos no vermelho.

O Produto Interno Bruto (PIB) teve alta de apenas 1,1% em 2019, informou o IBGE nesta quarta-feira. É o terceiro ano seguido que o Brasil cresce cerca de 1%.

No ano passado, as vendas de imóveis aumentaram 9,7% em comparação com 2018, segundo pesquisa da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).

O desempenho da construção civil puxou os investimentos, que avançaram 2,2% em 2019. O segmento de construção respondeu por 44% do total dessa expansão.

Ainda assim, os investimentos cresceram menos que em 2018, quando avançaram 3,9%.

E, apesar do bom desempenho no ano, tanto os investimentos como a construção civil tiveram um desempenho ruim no último trimestre de 2019. A construção recuou 2,5% frente ao terceiro trimestre, enquanto os investimentos sofreram um recuo de 3,3%.

No ano, a taxa de investimento, que é o montante de tudo o que foi investido por empresas, famílias e governo em relação ao tamanho do PIB, ficou em 15,4%, ligeiramente acima da registrada no ano anterior (15,2%) e abaixo da verificada no período 2010-2013, quando ficou em patamar acima de 20%.

Medidas pragmáticas

A Associação Brasileira de Empresas de Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib), afirmou, em nota, que a economia brasileira em 2019 cresceu “em linha com a expectativa do mercado”, mas o volume de investimento “preocupa”.

A associação lembra que com o resultado do ano passado, a economia voltou a rodar no patamar de 2013. O crescimento anêmico do PIB brasileiro desde 2017, portanto, ainda não compensou o tombo da economia brasileira no período de 2015-2016, quando o PIB caiu perto de 10%.

Para a Abdib, a recuperação da economia já é a mais lenta em comparação a outros processos de recuperação econômica no período recente, superando até mesmo a crise de 1929. No Brasil, uma agenda para a retomada da atividade econômica deveria envolver medidas pragmáticas para aceleração dos investimentos.

“O país precisa voltar a investir, reduzir incerteza política, competir, inovar, abrir novos mercados”, escreveu Igor Rocha, diretor de Planejamento e Economia da entidade.

Mais ajuste fiscal

Para Alberto Ramos, economista-chefe para América Latina do Goldman Sachs, a pequena taxa de investimento no Brasil é um dos pontos que torna urgente a necessidade de “aprofundamento do ajuste fiscal, com o aumento da taxa de poupança do setor público”.

Para ele, que distribuiu relatório a clientes nesta quarta-feira, isso seria alcançado com mais cortes nos gastos públicos.

A construção civil também puxou o avanço de 0,5% da indústria no ano. O desempenho do setor industrial só não foi melhor porque a indústria extrativa caiu 1,1%, resultado influenciado pelos efeitos da queda da barragem da Vale, em Brumadinho (MG).

A crise argentina também limitou o crescimento da indústria de transformação, que teve alta de apenas 0,1% em 2019.




Fonte: O Globo

Outras Notícias

Localização, plantas descoladas e preço compatível com os diferenciais do projeto são ingredientes da receita de sucesso

Com o mercado imobiliário aquecido no Rio de Janeiro em decorrência da progressiva queda nas taxas de juros e da estabilidade econô...

Dividendos no Ramo Imobiliário: Estratégias para Maximizar seus Lucros

Nos últimos anos, o mercado imobiliário tem sido uma fonte lucrativa de investimento, e uma estratégia ...

Estudo do Secovi Rio, com base no ITBI, mostrou o bairro à frente nas vendas de imóveis no ano passado, com 29%

A ideia de proporcionar uma experiência única também permeia o Claris — Casa & Clube, fruto de parceria entre a Tegra In...

Honrando o Legado de Ildemano Pereira Lima:

Honrando o Legado de Ildemano Pereira Lima: Uma Lição de Integridade e Dedicação Caro leitor, O reconhecimento da import...

Entendenda as Condições e Aproveitando Benefícios Fiscais

Quando se trata da venda de um imóvel urbano, há uma oportunidade para os contribuintes se beneficiarem da ise...

Entenda as Normativas e Impostos Associados ao Ganho de Capital na Venda de Imóveis

O ganho de capital proveniente da venda de imóveis é uma realidade para muitos brasileiros, seja na venda de uma casa, apartamento ou te...

Decidindo o Melhor Sistema de Amortização para o Seu Financiamento

Se você está prestes a adquirir um imóvel e está indeciso sobre qual sistema de amortização escolher, n&...

O que é o sistema SAC e como ele funciona para a compra de imóveis na planta

O sistema SAC é uma das modalidades de financiamento imobiliário mais utilizadas no Brasil. Ele se caracteriza por ter presta&...

Transparência na Construção: Mostra a preocupação dos compradores com informações claras e prestação de contas

O mundo da construção civil está em constante evolução, e a escolha do modelo de construção pode impa...

Tendência segue hábito de 46% dos brasileiros que aceitam pagar mais por um produto que tenha cuidado ambiental

Bloquete mosaico. Produto substitui o piso de asfalto, reduzindo o uso de derivados do petróleo Você pensa em sustentabilidade quando co...
Informe o número correto
icone-whatsapp 1
redesp_facebook.pngredesp_youtube.pngredesp_instagram.pngredesp_tiktok.pngredesp_whatsapp.png
Quem Somos

Zona Sul Lançamentos Rio de Janeiro
Atuamos 
 bairros da Zona Sul do Rio de Janeiro, como Ipanema, Copacabana, Leblon, Botafogo, Laranjeiras, Cosme Velho, Leme, Gávea, Jardim Botânico, Flamengo, Glória, Humaitá, entre outros, além da Barra da Tijuca.
E-mail:[email protected]

 

Contato

 (21) 987372359

 Segunda a Domingo das 9:00 as 22:00

  Fale Conosco
www.zonasullancamentos.com.br © 2024. Todos os direitos reservados.
Site para Imobiliarias
Site para Imobiliarias